domingo, 20 de julho de 2008

Formação do territorio brasileiro

Formação do território brasileiro e o desenvolvimento de sua economia.


A importância das atividades econômicas

As atividades econômicas foram fator essencial para a expansão territorial brasileira. Nossa economia colonial ( 1500- 1822) girava em torno da produção de gêneros primários voltados, em sua maior parte, á exportação e ás necessidades da metrópole portuguesa.

Atividades econômicas do período colonial.

No século XVI- a exploração do pau- brasil era o motor da economia. Nos séculos seguintes, a própria escassez de tal recurso fez gerar novos interesses aos portugueses.
No século seguinte já se tinha um território muito maior e com atividades econômicas mais diversificadas como, o cultivo da cana-de-açúcar, inicio de atividades pecuárias.
Em meados de 1740 a 1750 já no século XVIII, a atividade mineradora, ou seja, a extração de recursos minerais, do solo brasileiro já se destacavam entre os portugueses, e nesse momento o território também já se apresenta basicamente com sua forma atual.

Arquipélago econômico


Normalmente dizemos que o desenvolvimento do território brasileiro se deu em forma de arquipélagos (ilhas). Pois a medida que se mudavam as atividades econômicas algumas cidades surgiram , associadas as atividades econômicas em si, e as vezes muito distante umas das outras.
Então podemos deduzir que a expansão de nosso território ocorre de forma desigual,e não existe articulação entre as áreas.




A integração Nacional

Até 1930, as principais atividades econômicas desenvolvidas no Brasil – canavieira, mineradora e cafeeira – destinavam-se ao mercado externo. A partir daí teve início um processo que se voltou para o abastecimento do mercado interno. Retomando a idéia de que “o Brasil não é só litoral”. A integração econômica territorial do Brasil ou a organização de um espaço nacional interligado só ocorreu de fato com a industrialização, iniciada na década de 1930 e consolidada a partir da década de 1950.

DIT- Divisão Internacional do trabalho: De modo simplificado, é a divisão do trabalho ou da produção, imposta pelos países colonizadores (metrópoles) às suas colônias, cabendo a estas o fornecimento de produtos agrícolas e industriais na interdependência econômica estabelecida.


Reflexões:

1- Considerando o que é a Divisão Internacional do trabalho e a maneira como a economia afetou o crescimento de nosso território, o que se pode considerar sobre a posição do Brasil em relação a economia mundial?

2- O fato de nosso território ter crescido como um arquipélago e com algumas cidades não terem tido articulação entre si neste processo, apresenta mais aspectos positivos ou negativos. Justifique.

16 comentários:

vanessa disse...

querida professora mto brigadoo por este texto exelente mto bem explicado garantira a minha nota de bimestre da escola!!

vanessa

julio_ork disse...

Olá Professora.
Gostei do artigo, pequeno, simples e direto, usarei em minhas aulas.
Muito Obrigado.

Júlio Cesar.

Anônimo disse...

A senhora e maravilhosa.

Professora poste as atividades do caderno do aluno também será muito bem vindo.
Se possiivél caderno do aluno 2ªbimestre,5ª série 6ªsérie do ensino fundamental também 2ª e 3ªsérie do ensino medio seria muito bom porque nas escolas Estaduais so se ve o caderno do aluno.
Muito obrigada.

Anônimo disse...

A senhora e maravilhosa.

Professora poste as atividades do caderno do aluno também será muito bem vindo.
Se possivél caderno do aluno 2ªbimestre, 5ªsérie, 6ªsérie do ensino fundamental também 2ª e 3ªsérie do ensino medio seria muito bom porque nas escolas Estaduais so se ve o caderno do aluno.
Muito obrigada.

fertnando disse...

PRofessora esse resumo serviu muito.Atrves dele eu pude entender mais pouco da formação do territorio brasileiro. fernando tome-açu/pa

Anônimo disse...

O texto é bom mas não está completo,sou aluna do 7º ano e o exto não explica exatamente como é cobrado nas provas!Obrigado pela compreensão!prefiro não deixar meu nome

Stephany disse...

muito obrigada , resumos são muito bem vindos na hora de uma resposta querendo mostrar entendimento.
Beijos,

Anônimo disse...

Professora !
Estou estudando pelo o seu site , estou adorando , pois aposto que tirarei ums otima NOTA!

Obrigada !

Beatriz..
Queria saber s vsê tiira dúvidas u é prof de Geografia !

Beatriz cristina disse...

Ameiiii Seu siiite ...
principalmente nas atividaes econômicas que eu tinha muitas dúvida, e aparte de agora não tenho mais ...

Obriigada.!
Bia !!

everton mendes disse...

Olá queria professora.
Seu exempla estar otimo.Parabéns!

Anônimo disse...

Muito bom tirei 10 no traba

Eduardo Vieira disse...

Ótima explicação, obrigado.

luna disse...

sou professora tbém e achei otimo esse resumo ajuda muito aos alunos compreenderem melhor a nossa geografia.

Anônimo disse...

vc é puta mesmo em

Anônimo disse...

Brigadão!!
Vou tirar 10 no trabalho! ^-^
ótima explicaçao...

abraços.

Miguel disse...

achei um pouco bom,nao tem o conteudo que eu precisava