quinta-feira, 26 de junho de 2008

As dimensões espaciais (geográficas) da globalização


O mapa ao lado foi extraído do vídeo encontro com Milton Santos, e retrata a produção de um modelo de avião o Boeing 777, neste avião existem 3.000.000 ( três milhões) de peças que são produzidas em 37 países, por 1.700 empresas diferentes. Esse mapa mostra um exemplo de uma produção globalizada.

E quais os impactos desta relação produção globalizada e o espaço geográfico onde ela ocorre?

Como já comentado o neoliberalismo, permite as empresas uma grande independência e descontrole total do Estado sobre sua produção e produtividade. Logo , nos dizeres de Milton, as grandes empresas são centros “frouxos” , a medida que podem se instalar e reinstalar em diferentes lugares. Elas estão distante das ações de poder do estado , não possuem relações com o território, relações sociais ou morais. Estão onde o capital( dinheiro) está, não estando ela se muda, - a empresa.
Ela é distante do poder do estado

Vejamos também que as peças de maior preço e maior grau tecnológico são produzidas nas grandes potencias, Ex: os computadores das cabines são produzidos na Alemanha, já os parafusos em países como Índia.

Impactos locais.

De acordo com o que acabamos de citar, países como a Índia, por exemplo, apresentam farta mão-de-obra pouco qualificada e barata, por isso essas empresas produzem os parafuso, a um baixíssimo custo que irá se refletir na realidade social local.


Essa imagem reflete a miséria e condições impróprias em que vivem algumas famílias indianas.


E os grandes empresários, importam-se com isso?

Não, eles preocupam-se com seus lucros.



Nenhum comentário: