domingo, 20 de julho de 2008

Uma abordagem geopolítica sobre o Aquecimento Global

Geopolítica: é a area da geografia que estuda o papel político internacional que as nações desempenham em função de suas características geográficas — como localização, território, posse de recursos naturais, contingente populacional, etc..É o estudo da estratégia, da manipulação, da ação. Estuda o Estado enquanto organismo geográfico, ou seja, é o estudo da relação intrínseca entre a geografia e o poder. Método de análise que utiliza os conhecimentos da geografia física e humana para orientar a ação política do Estado.
Protocolo de Kyoto

Esse Protocolo tem como objetivo firmar acordos e discussões internacionais para conjuntamente estabelecer metas de redução na emissão de gases-estufa na atmosfera, principalmente por parte dos países industrializados, além de criar formas de desenvolvimento de maneira menos impactante àqueles países em pleno desenvolvimento.
O Protocolo de Kyoto foi implantado de forma efetiva em 1997, na cidade japonesa de Kyoto, nome que deu origem ao protocolo. Na reunião, oitenta e quatro países se dispuseram a aderir ao protocolo e o assinaram, dessa forma se comprometeram a implantar medidas com intuito de diminuir a emissão de gases
Diante das metas estabelecidas o maior emissor de gases do mundo, Estados Unidos, se desligou em 2001 do protocolo, alegando que a redução iria comprometer o desenvolvimento econômico do país.


Relatório do IPCC

Em 1990, surgiu o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática), primeiro mecanismo de caráter científico, tendo como intenção alertar o mundo sobre o aquecimento do planeta, além disso, ficou constatado que alterações climáticas são principalmente provocadas por CO2 (dióxido de carbono) emitidos pela queima de combustíveis fósseis. Em 1992, as discussões foram realizadas na Eco-92, que contou com a participação de mais de 160 líderes de Estado que assinaram a Convenção Marco Sobre Mudanças Climáticas. Na reunião, metas para que os países industrializados permanecessem no ano de 2000 com os mesmos índices de emissão do ano de 1990 foram estabelecidas. Nesse contexto as discussões levaram à conclusão de que todos os países, independentemente de seu tamanho, devem ter sua responsabilidade de conservação e preservação das condições climáticas.


Previsões de grandes catástrofes

Todas as estimativas que se apresentam em relação ao Aquecimento Global, são catastróficas, ou seja, os impactos serão cada vez mais freqüentes e intensos.
Levando em conta o seguinte quadro, vamos pensar em um outro impacto de intensidade geopolítica.
Uma das questões é o fato de que com as alterações climáticas, juntamente com possíveis conseqüências como o aumento do nível do mar, inúmeras cidades e ilhas podem desaparecer. E suas populações? Essa é uma questão totalmente geopolítica. A medida que os sobreviventes realização intensos fluxos migratórios, como tentativa de sobrevivência.
Eis que surge um novo quadro catastrófico, levando-se em contas as divergências e as questões de por e domínio territorial, além da escassez dos recursos.

2 comentários:

Jorge E.Cardoso Rocha disse...

Muito bom professora esta de parabéns

Artesanato Antonia Diniz disse...

Oi Cris parabéns pelo o blog, visite o meu. tenho um blog:Teatro Música e Educação da uma olhada tá bem legal,bjo Antonia Diniz