quinta-feira, 26 de junho de 2008

As dimensões espaciais (geográficas) da globalização


O mapa ao lado foi extraído do vídeo encontro com Milton Santos, e retrata a produção de um modelo de avião o Boeing 777, neste avião existem 3.000.000 ( três milhões) de peças que são produzidas em 37 países, por 1.700 empresas diferentes. Esse mapa mostra um exemplo de uma produção globalizada.

E quais os impactos desta relação produção globalizada e o espaço geográfico onde ela ocorre?

Como já comentado o neoliberalismo, permite as empresas uma grande independência e descontrole total do Estado sobre sua produção e produtividade. Logo , nos dizeres de Milton, as grandes empresas são centros “frouxos” , a medida que podem se instalar e reinstalar em diferentes lugares. Elas estão distante das ações de poder do estado , não possuem relações com o território, relações sociais ou morais. Estão onde o capital( dinheiro) está, não estando ela se muda, - a empresa.
Ela é distante do poder do estado

Vejamos também que as peças de maior preço e maior grau tecnológico são produzidas nas grandes potencias, Ex: os computadores das cabines são produzidos na Alemanha, já os parafusos em países como Índia.

Impactos locais.

De acordo com o que acabamos de citar, países como a Índia, por exemplo, apresentam farta mão-de-obra pouco qualificada e barata, por isso essas empresas produzem os parafuso, a um baixíssimo custo que irá se refletir na realidade social local.


Essa imagem reflete a miséria e condições impróprias em que vivem algumas famílias indianas.


E os grandes empresários, importam-se com isso?

Não, eles preocupam-se com seus lucros.



domingo, 22 de junho de 2008

Globalização

Globalização

Este assunto sempre traz inquietações, pois naturalmente temos várias definições de globalização. A geografia ou melhor uma proposta de Milton Santos ( geógrafo brasileiro) nos fala de três tipos de globalização

A primeira a Globalização como fábula; esta que esta ai posta na mídia, ouutdors, essa idéia vaga de que todos podem se comunicar com todos, de que o mundo fala uma só língua, de que todos tem acesso a internet, e aos meios de informação.

A segunda a Globalização perversa, que vivemos diariamente , que segrega(separa) a cada dia, e acentua as diferenças entre pobres e ricos.

Citando Josué de Castro em seu livro Geopolítica de fome de 1961 diz: O mundo está divido em dois grupos, o grupo dos que não comem e os que não dormem com medo das revoltas dos que não comem.

E nessa segunda globalização a perversa é que temos o chamando globalitarismo.

Globalização : Globalitarismo

O grande geógrafo Milton Santos denominou o período no qual vivemos as agruras ( infortúnios, efeitos negativos) do sistema capitalista globalizado como um GLOBALITARISMO, neste caso referindo-se a idéia de que o sistema capitalista (economia) globalizada, vem se revelando como um sistema político-econômico totalitário.

Totalitarismo é um regime político baseado na extensão do poder do Estado a todos os níveis e aspectos da sociedade ("Estado Total", "Estado Máximo").
Pode ser resultado da incorporação do Estado por um Partido (único e centralizador) ou da extensão natural das instituições estatais. Geralmente, é um fenômeno que resulta de extremismos ideológicos e uma paralela desintegração da sociedade civil organizada
(definição wikpédia)

Exemplos de regimes totalitários: Nazismo, Fascismo, Franquismo de direita e os de esquerda Estalinismo, Maoísmo.


Entretanto no regime capitalista o Estado perde sua representatividade para a Economia e os grandes agente hegemônicos ( as empresas) , portanto este estado totalitário se estabelece pela relações de poder de troca ( dinheiro, relações comerciais).

Globalização e o NEOLIBERALISMO

A partir da década de 1970 o NEOLIBERALISMO, passou a ser a ideologia do capitalismo globalizado. O neoliberalismo, defende uma autonomia (independência) do mercado.A economia deve ser livre das intervenções do Estado.

Dentro dessas medidas econômicas é que ocorrem e são incentivadas as privatizações de empresas estatais. Como por exemplo nossa Vale do Rio Doce.

As medidas tomadas na economia neoliberal não representam vantagens ou melhorias sociais pelo contrário, não é porque a economia vai bem, que a população vá bem também. Alias pelo contrário, grandes empresas vem lucrando absurdos e milhares de centenas de pessoas morrendo de fome diariamente.


A terceira Globalização é a Outra Globalização, que nos propõem Milton Santos, uma globalização solidária.



Referencias.
Texto de profª. Cristina, baseado na obra Por Uma outra Globalização de Milton Santos e o Documentário encontro com Milton Santos de 2007)